O Evangelho de Jesus Cristo

I. A mensagem central da Bíblia

O Evangelho de Jesus Cristo é a mensagem central da Bíblia. Ele é a boa notícia da salvação, que Deus oferece gratuitamente a todos os pecadores por meio da fé em Jesus Cristo. O Evangelho é a revelação do amor de Deus pelos pecadores, que enviou seu Filho para morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, para que todos os que creem nele tenham a vida eterna.

João 3:16; 1 Coríntios 15:3-4; Romanos 1:16.

II. A natureza do pecado

A Bíblia ensina que todos os seres humanos são pecadores e estão separados de Deus por causa do pecado. O pecado é a transgressão da lei de Deus e é uma rebelião contra a sua vontade. Todos os seres humanos são pecadores por natureza e por escolha, e estão debaixo da ira e do juízo de Deus.

Romanos 3:23; 5:12; Efésios 2:1-3.

III. A natureza de Deus

A Bíblia ensina que Deus é santo, justo e amoroso. Ele é o Criador do universo e o sustentador de todas as coisas. Ele é o juiz de toda a terra e o redentor dos pecadores. Deus é um Deus de amor e misericórdia, que deseja que todos os seres humanos sejam salvos.

Isaías 6:3; Romanos 3:26; 1 João 4:8-9.

IV. A obra da salvação

A salvação é uma obra exclusiva de Deus, que escolhe desde antes da fundação do mundo aqueles que seriam salvos. A salvação não é alcançada por mérito humano, mas pela graça de Deus somente. A salvação é realizada por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo, que é o único caminho para a vida eterna.

Efésios 1:4-5; 2:8-9; João 14:6.

V. A doutrina da justificação pela fé

A doutrina da justificação pela fé ensina que a salvação é alcançada unicamente pela fé em Jesus Cristo. A justiça de Cristo é imputada aos crentes, e eles são declarados justos perante Deus. A justificação pela fé significa que a salvação é um dom gratuito de Deus, que não pode ser alcançado por obras ou mérito humano.

Romanos 3:28; Gálatas 2:16; Filipenses 3:9.

VI. A doutrina da santificação

A santificação é uma obra contínua do Espírito Santo na vida dos crentes. Ela envolve a transformação gradual do caráter dos crentes, para que se tornem mais semelhantes a Cristo em sua vida diária. A santificação não é um esforço humano, mas uma obra do Espírito Santo que habita nos crentes.

Filipenses 2:12-13; 1 Tessalonicenses 4:3-7.

VII. A doutrina da perseverança dos santos

A doutrina da perseverança dos santos ensina que aqueles que são verdadeiramente salvos nunca perderão a sua salvação. Isso não significa que os crentes nunca venham a pecar ou que sejam perfeitos, mas que Deus é fiel para completar a obra que começou em cada um deles. Os crentes são guardados pelo poder de Deus e são capazes de perseverar na fé até o fim.

João 10:27-29; Romanos 8:28-39; 1 Pedro 1:5.

VIII. A volta de Jesus Cristo e o juízo final

A Bíblia ensina que Jesus Cristo virá novamente em glória para julgar os vivos e os mortos. Todos os seres humanos serão ressuscitados e comparecerão diante do tribunal de Deus. Aqueles que creem em Jesus Cristo serão salvos, enquanto aqueles que rejeitam a sua salvação serão condenados. O juízo final é uma realidade eterna que deve ser levada a sério por todos os seres humanos.

Atos 1:11; 1 Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse 20:11-15.

IX. A missão da igreja

A missão da igreja é pregar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as nações, fazer discípulos e ensiná-los a obedecer a tudo o que Jesus ordenou. A igreja é a comunidade de crentes que foram salvos pela graça de Deus e são chamados a viver em comunhão uns com os outros. A igreja é uma testemunha viva do amor e da misericórdia de Deus para com os pecadores.

Mateus 28:18-20; Atos 1:8; Efésios 2:19-22.

X. Conclusão

O Evangelho de Jesus Cristo é a mensagem central da Bíblia e a única esperança para a salvação dos seres humanos. Ele revela o amor, a graça e a misericórdia de Deus para com os pecadores. A salvação é uma obra exclusiva de Deus, que é realizada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. A salvação é alcançada pela fé somente, e é um dom gratuito de Deus. Os crentes são chamados a viver em santidade, e são guardados pelo poder de Deus até o fim. A missão da igreja é pregar o Evangelho a todas as nações e fazer discípulos. O retorno de Jesus Cristo é iminente, e todos os seres humanos devem se preparar para o juízo final.